Diariamente deparamos com a escrita em diversos contextos e suportes: livros, jornais, revistas, panfletos, legendas, cartazes, outdoors, e-mails, blogs, sites, aplicações digitais …, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. Contudo, as nossas crianças e jovens ainda apresentam dificuldades na “descodificação do mundo”, que não se restringe ao domínio técnico da leitura e da escrita, mas abrange a compreensão leitora, o sentido crítico e a capacidade de fazer escolhas literárias. A biblioteca escolar é o ambiente privilegiado para formar leitores, através da qualidade das interações com as mensagens escritas e visuais, bem como das situações e contextos diversificados de leitura e de escrita. Este plano de ação é elaborado com o propósito de formar alunos capazes de refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, cruzando diversas literacias e trabalhando as leituras que fazem parte do quotidiano das crianças e jovens, de modo a torná-las num hábito sistemático e prazeroso.