|
Desenvolvimento Atividade de leitura e escrita, a partir do vilancete de Luís de Camões Perdigão perdeu a pena. Em grande grupo:
- Explicação da operacionalização das tarefas;
- Formação de pares de trabalho;
- Breve contextualização sobre Camões e o V Centenário do seu Nascimento;
- Leitura expressiva do poema pelo professor.
Momento 1 – Antes de ler A par, os alunos:
- Fazem uma Chuva de ideias sobre as aves que conhecem (ver recurso de apoio 1);
- Jogam os jogos: Aves aos pares e Duas palavras, vários sentidos (ver recurso de apoio 2)
Momento 2 – Leitura do poema A par, os alunos:
- Leem o poema Perdigão perdeu a pena de Luís de Camões (ver recurso de apoio 3)
- Jogam os jogos Verso a verso, se chega ao sentido, Será verdade? e Antes ou depois? (ver recurso de apoio 4);
Momento 3 - Recuperação de informação A par, os alunos:
- Leem as informações do folheto Perdiz/ Perdigão: Alguma informação (ver recurso de apoio 5)
- Preenchem uma tabela de registo de informação (ver recurso de apoio 6).
Momento 4 – Expressão artística
- A par ou individualmente, os alunos decoram máscaras de Perdigão. (ver recurso de apoio 7);
Momento final Em grande grupo, os alunos:
- Ouvem duas versões do poema, cantadas por Amália Rodrigues e Kátia Guerreiro (ver recursos);
- Selecionam a versão de que mais gostam;
- Criam uma coreografia para contar a história de Perdigão.
Posteriormente, as máscaras decoradas são divulgadas num mural na biblioteca e nos seus canais digitais.  |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 4. Manifesta espírito crítico.  |