Ler | Compreender | Artes visuais | Português | Compreensão escrita | Expressão plástica
Atividade de leitura e escrita, a partir do vilancete de Luís de Camões "Perdigão perdeu a pena".
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Contactar com a obra de Camões.
  • Desenvolver o gosto pela poesia e pela literatura em geral.
  • Compreender o significado geral de um poema.
  • Desenvolver a sensibilidade estética.

 

Desenvolvimento

Atividade de leitura e escrita, a partir do vilancete de Luís de Camões Perdigão perdeu a pena.

Em grande grupo:

  • Explicação da operacionalização das tarefas;
  • Formação de pares de trabalho;
  • Breve contextualização sobre Camões e o V Centenário do seu Nascimento;
  • Leitura expressiva do poema pelo professor.

Momento 1 – Antes de ler

A par, os alunos:

  • Fazem uma Chuva de ideias sobre as aves que conhecem (ver recurso de apoio 1);
  • Jogam os jogos: Aves aos pares e Duas palavras, vários sentidos (ver recurso de apoio 2)

Momento 2 – Leitura do poema

A par, os alunos:

  • Leem o poema Perdigão perdeu a pena de Luís de Camões (ver recurso de apoio 3)
  • Jogam os jogos Verso a verso, se chega ao sentido, Será verdade? e Antes ou depois? (ver recurso de apoio 4);

Momento 3 - Recuperação de informação

A par, os alunos:

  • Leem as informações do folheto Perdiz/ Perdigão: Alguma informação (ver recurso de apoio 5)
  • Preenchem uma tabela de registo de informação (ver recurso de apoio 6).

Momento 4 – Expressão artística

  • A par ou individualmente, os alunos decoram máscaras de Perdigão. (ver recurso de apoio 7);

Momento final

Em grande grupo, os alunos:

  • Ouvem duas versões do poema, cantadas por Amália Rodrigues e Kátia Guerreiro (ver recursos);
  • Selecionam a versão de que mais gostam;
  • Criam uma coreografia para contar a história de Perdigão.

Posteriormente, as máscaras decoradas são divulgadas num mural na biblioteca e nos seus canais digitais.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo - 2.º ano

  • Português
  • Educação artística - Artes visuais

 

Recursos

Observações

•    Esta atividade é uma proposta de leitura na/ com a biblioteca escolar no âmbito da Avaliação de fluência leitora;
•    A atividade pode ser realizada integral ou parcialmente, de acordo com as características da turma e o tempo disponível.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard