Bibliotecas > Práticas

Contos do mundo

As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja, num trabalho de articulação com o departamento de línguas, desenvolveram uma atividade de pesquisa e divulgação de contos de diferentes países.

Os alunos selecionaram um conto tradicional, realizaram a sua leitura em voz alta, com registo áudio, criaram ou selecionaram uma imagem ilustrativa do conto, registaram o que aprenderam com o conto e depois partilharam o trabalho num mapa do mundo, criado com recurso à ferramenta Padlet.

Na introdução à atividade, foi realizada, pela biblioteca escolar, formação para professores e alunos na ferramenta digital utilizada, tendo sido disponibilizados diferentes tutoriais de apoio, para as várias etapas do trabalho, como por exemplo: a publicação no mapa (Padlet),  a gravação áudio ou a apresentação de referências bibliográficas.

O produto final é um mapa interativo, com contos de diversas regiões do mundo, em diferentes línguas (português, inglês, francês e espanhol).

Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividades Top em novembro de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos:
1. Promover a leitura por prazer;
2. Desenvolver as literacias de informação e dos media, através da construção de um mapa, com recurso às tecnologias da informação e comunicação.
Destinatários:
Alunos do 2º, 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
Parceria:
Departamento de línguas
Data da atividade:
03/11/2021
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard