Suporte > Recursos > Cidadania e biblioteca escolar | Pensar e Intervir > Clips

50.º Dia da Terra -12 documentários e outros recursos

Desde 1970 que todos os anos, a 22 de abril, se comemora o Dia da Terra para chamar a atenção para a importância de o ser humano viver em harmonia com o Planeta, casa comum de onde provêm todos os recursos que garantem a sobrevivência dos que nele habitam e o funcionamento da economia.

Porque

  • A desigualdade no acesso à água, ao ar, ao solo e, a outros recursos naturais, tem vindo a aumentar;
  • A desflorestação e a poluição põem em perigo um número crescente de ecossistemas, espécies e a saúde de plantas, animais e pessoas;
  • O estilo de vida consumista de uma parte da humanidade e a economia em que ele se sustenta é o principal responsável por esta situação,

é preciso agir.

Este ano a Rede Dia da Terra, que organiza o Dia Internacional da Terra, incentiva-nos a fazer convergir os nossos esforços para a defesa e proteção das nossas espécies. Dos insetos, às abelhas, baleias e recifes de corais, todas os seres têm um valor próprio que devemos respeitar e preservar.

E como ajudar? Somente cada um por si saberá responder, mas reduzir o consumo pensando mais a longo prazo e no coletivo, dispor do seu tempo para colaborar num projeto comunitário e falar do tema com aqueles com quem se relaciona, pode ser um bom ponto de partida.

Eis alguns recursos que podem ajudá-lo a ter ideias e a agir:

 

Documentários

 

Youtube

#WorldIsOurs | #ActNow

 

Imprensa

 

Fonte da imagem: Earth Day. Disponível em: https://www.earthday.org/

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard