2.º Ciclo do Ensino Básico, podendo ser realizada no 1.º e 3.º ciclos com adaptações.


- Promover o património (cultural, natural, material e imaterial) de Olhão, Algarve;

- Incentivar o pensamento crítico, levando os alunos a questionar e a imaginar o seu território;

- Desenvolver competências de investigação e recolha de informação;

- Explorar e promover expressões artísticas (plásticas, dramáticas, musicais…).


1ª Sessão

Contar aos alunos a Lenda do Arrául relacionada com o território de Moncarapacho, Cerro da Cabeça e formação das ilhas barreira.

Explorar vários momentos da narrativa através de jogos de movimento e som: jogo de movimentos em bando, jogo de mímica, jogo de fotografia humana.

Exemplos de jogos e experiências de movimento, representação e música:

 

2.ª Sessão

Após ouvirem a lenda, os alunos irão recontá-la de forma interativa.

Divide-se a turma em 5 grupos, cada grupo recebe um excerto da lenda e tem uma hora para o representar através de um produto de expressão artística: canção, spot radiofónico, dramatização, dança, instalação. 

 

3.ª e 4.ª Sessões

A biblioteca escolar, em parceria com a disciplina de Ciência da Natureza, incentiva e apoia a realização pelos alunos, reunidos em grupos, de pesquisas sobre as ilhas barreira, sua flora e fauna.

Apresentação dos trabalhos.

 

5.ª Sessão

Na biblioteca escolar, em parceria com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, os alunos selecionam imagens do património material da região e exploram-nas graficamente usando várias técnicas.

 

6.ª Sessão

Pegando nos produtos de expressão artística criados nas 2.ª e 5.ª sessões, criar com os alunos uma linha narrativa para a apresentação de um hapenning na escola, criado a partir dos exercícios explorados a partir da lenda.

Depois de vários ensaios será feita a apresentação do hapenning à comunidade escolar.

 

Nota: Esta atividade está a ser colocada em prática na Escola EB2,3 António João Eusébio, Moncarapcho, com a turma B do 6.º ano e com o concelho de turma.


- Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão. (2021). https://www.olhaocubista.pt/

- Tapadinhas, H. (2020). Contos do Mago - Narrativas e percursos geológicos. https://pubhtml5.com/qutp/yzfa/basic


Rosa, Inês & Centro de Formação Pêro de Alenquer. (2021). Artes e cultura com a biblioteca escolar [Ação de formação]. Lisboa.

Fonte da imagem: Ribeiro, S. (2021). “Caminho das lendas, Olhão, Algarve”, in: Tudo serve de pretexto para viajar. https://www.viajecomigo.com/2021/06/10/caminho-das-lendas-olhao-algarve/

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard