Publicação
[22.11.2023]
Disponibiliza-se o relatório de implementação do Referencial Aprender com a biblioteca escolar em 2022.23.
Apresentação
A recolha de informação relativa à implementação do referencial Aprender com a biblioteca escolar na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em 2022-2023, foi feita através de questões disponibilizadas na secção E da Base de Dados RBE.
São esses dados nacionais que agora se divulgam e que, por comparação com os de anos anteriores, serão objeto de reflexão sobre as medidas a tomar no sentido do aprofundamento e sustentabilidade da utilização do referencial.
Apesar de terem funcionado com diversos condicionalismos, as escolas retomaram a normalidade, continuando a investir na recuperação das aprendizagens, designadamente através da aplicação deste referencial.
Principais conclusões
- estabilização do número de escolas que aplicou, a nível nacional, o referencial Aprender com a biblioteca escolar;
- aumento significativo no número de intervenientes (alunos e docentes), ultrapassando de forma bastante expressiva os números pré-pandémicos;
- oscilações pouco significativas nas percentagens relativas dos níveis envolvidos, do pré-escolar ao ensino secundário (alunos e docentes);
- aumento de atividades em todas as áreas da literacia;
- abordagem das três áreas de literacia pela maioria das escolas, sendo pouco significativo o número de escolas que abordam apenas uma das áreas;
- desenvolvimento de atividades de literacia em articulação com várias áreas curriculares e extracurriculares, continuando a verificar-se a necessidade de
incentivar a colaboração com outras disciplinas além das línguas e das áreas transversais;
- impactos significativos das atividades na melhoria das aprendizagens e do sucesso educativo, no aumento de conhecimentos/ capacidades nas áreas
de literacia, no desenvolvimento de atitudes e valores e na oportunidade de formação/ socialização e crescimento pessoal dos alunos;
- destaque para a oportunidade de formação/ socialização e crescimento pessoal dos alunos como o impacto mais significativo das atividades realizadas.